Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos
SAIBA COMO SE CADASTRAR OU CONTRIBUIR NA LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS >>
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente - SNPDCA formalizou em 2002 a Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos-ReDESAP.
A ReDESAP é composta pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente CONANDA, Fórum Colegiado Nacional dos Conselheiros Tutelares, Representantes de entidades não governamentais de apoio e atendimento as famílias de crianças e adolescentes desaparecidos, representantes das Secretarias de Segurança Pública dos estados, órgãos e entidades públicas e privadas, agencias e organismos internacionais, universidades.
A instituição da ReDESAP na SDH
A Portaria nº 1.520, de 5 de agosto de 2011, instituiu no âmbito da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República a Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos - ReDESAP com a finalidade de acompanhar a implementação de políticas públicas para a prevenção, localização e atendimento de crianças e adolescentes desaparecidos no país.
A Portaria também institui o Comitê Gestor da ReDESAP para o acompanhamento e apoio nas ações desenvolvidas pela rede e pela SDH/PR. O Comitê coordenado pela SDH/PR com a apresentação dos diversos segmentos que compõe a ReDESAP.