Descrição:

Sustentabilidade e Renda

Conheça o trabalho da COOPERSOL, uma Cooperativa Jalesense que transforma lixo em renda.

É impossível visitar a Coopersol (Cooperativa Regional Solidária de Catadores de Resíduos Sólidos – de Jales) e não se encantar com o trabalho lá desenvolvido.
Os 20 cooperados que lá trabalham separando papéis, papelão, livros, plásticos, vidros, conseguem faturar no fim do mês um pouco mais que um salário mínimo, gostam e orgulham-se em trabalhar no árduo serviço.
O dinheiro arrecadado com a venda dos materiais é dividido entre eles pelo critério de hora trabalhada – R$3,77. Então, quanto mais lixo, mais trabalho e renda para os trabalhadores.
De acordo com Rosângela Mazonas Fonseca, presidente da Coopersol, só no último mês, passaram pelas mãos dos cooperados 46 toneladas de resíduos, que, graças ao trabalho da cooperativa, tiveram destinos corretos.
Dois caminhões, sendo um cedido pela prefeitura, chegam à Coopersol, várias vezes ao dia, lotados de materiais, que, posteriormente, são separados, prensados e comercializados.
Com isso, a cooperativa desafoga o aterro sanitário e gera renda e trabalho. “O aterro tem um custo muito alto para a prefeitura.
Quanto menor o volume de resíduos sólidos, maior é a sua vida útil”, relatou o coordenador, Eder Donda.
A ONG ECO Ação colabora com a gestão estratégica, já a Prefeitura de Jales fornece, além do barracão, café da manhã e café da tarde, uma cesta básica e apoio de uma psicóloga. Várias outras entidades locais são parceiras da cooperativa.
A deputada Analice Fernandes, recentemente, destinou verba para a cooperativa que será repassada pela Prefeitura Municipal de Jales.
Os cooperados também fazem cursos de capacitação sobre cooperativismo e empreendedorismo.
Todos os estabelecimentos, com significativa geração de resíduos recicláveis, podem ligar no número (17) 9739-7674 e agendar a visita da COOPERSOL para recolher os recicláveis.
A toda a população cabe a tarefa de colaborar com a coleta seletiva. Informe-se sobre o dia e horário da coleta em seu bairro e deposite os recicláveis na hora correta para que sejam coletados pela cooperativa. Desta forma, a cidade de Jales será mais sustentável social e ambientalmente.

RECICLAGEM

Nunca ouviu falar nesta palavra? Mas agora você vai saber tudo sobre reciclagem.

Reciclar é reaproveitar materiais orgânicos e inorgânicos para serem utilizados novamente. Mas o que é material orgânico e inorgânico? Qualquer coisa que tem origem animal é considerado material orgânico. E tudo que não tem origem biológica é considerado material inorgânico.
Os alimentos, por exemplo, são considerados materiais orgânicos. As sobras destes alimentos como as cascas de legumes e frutas que vão para o lixo de cozinha também são considerados materiais orgânicos e podem ser reaproveitados. Ou melhor, podem ser reciclados para serem reaproveitados.
O lixo da nossa cozinha, por exemplo, pode ser transformado em adubo. Os adubos são fertilizantes utilizados na terra para enriquecer os solos das plantações. Olha que legal! Utilizamos alimentos para fazer mais alimentos! Este é o espírito da reciclagem: transformar, processar o lixo, para ser utilizados novamente.
Os materiais inorgânicos como: garrafas de vidro e plásticas, latas de refrigerante, borracha, entre outros, também podem ser reciclados. Nestes casos, é muito comum que se reutilize o próprio material, ou seja, latas de refrigerante são processadas e transformadas em novas latas, assim como as garrafas de vidro também são preparadas de forma a serem reutilizadas.
Para colaborar no processo de reciclagem o lixo é separado em 4 latas diferentes: metal, papel, vidro e plástico. Cada lata é representada por uma cor diferente:

    * Papel - Azul
    * Metal - Amarelo
    * Vidro - Verde
    * Plástico - Vermelho

Este tipo de coleta de lixo é chamado de Coleta Seletiva.

Agora que você já sabe tudo sobre reciclagem, já pode imaginar quanto lixo podemos reutilizar! Assim poupamos energia e matéria prima e ainda não poluímos o planeta.
Atualmente, o lixo é problema mundial. Todos os dias acumulamos toneladas de lixo que são levados para aterros sanitários, mas o problema é que o planeta já não suporta esta quantidade de detritos e além disto muitos materiais levam muito tempo para se decomporem. Veja na tabela abaixo quanto tempo demora a decomposição do vidro!

    * Papel: de 2 a 4 semanas
    * Palitos de fósforos: 6 meses
    * Papel plastificado: de 1 a 5 anos
    * Chicletes: 5 anos
    * Latas: 10 anos
    * Couro: 30 anos
    * Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
    * Latas de alumínio: de 80 a 100 anos
    * Tecidos: de 100 a 400 anos
    * Vidros: 4.000 anos
    * Pneus: indefinido
    * Garrafas PET: indefinido

Outro ponto importante é o quanto de energia e matéria prima poupamos!
Quantas árvores não deixamos de cortar reciclando papéis, jornais e revistas. Quantas máquinas que utilizam eletricidade ou por vezes combustíveis deixamos de ligar poupando energia.


Tudo isto é importante para preservar a natureza e garantir um futuro melhor para o nosso planeta e para a humanidade!

Não perca tempo, é tempo de reciclar!


Galeria de Fotos>>Clique na Imagem:


Nome fantasia:
COOPERSOL - Cooperativa Regional Solidária de Catadores de Resíduos Sólidos de Jales

Direção:
Heder Henrique Donda

Endereço:
Jales - SP

Telefone:
(17) Dna Maria 99668-9954 / 3622-2738 / 99705-2610

Email:
coopersoljales@hotmail.com

Seu site ou perfil na web:
http://www.negociosemjales.com.br/coopersol

Localizaçao (Google Maps):
http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&ll=-20.269605,-50.524063&spn=0.090338,0.169086&t=m&z=13

ACEJALES
Busca de CEP
Cadastre seu email e concorra a BRINDES dos anunciantes.
AS MELHORES EMPRESAS ESTÃO AQUI... Visitas no site: 5.574.605 Copyright © 2009-2018 - Negócios em Jales
  O MAIOR SITE BUSINESS DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO Conectando Empresas. Gerando Negócios.
http://www.negociosemjales.com.br/?link=view&id=387
Fechar
midias_sociais Facebook UOL Blog UOL Blog